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Cursos

3425 - CAPACITAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE MEDIADORES E CONCILIADORES (de acordo com a Resolução 125/2010 do CNJ)





A quem se destina: ADVOGADOS EM DIA COM A ANUIDADE DA OAB/SP, ESTAGIÁRIOS, ESTUDANTES DE DIREITO, BACHARÉIS E PROFISSIONAIS DE OUTRAS ÁREAS COM CURSO SUPERIOR.
Carga horaria: 56 Horas.
Período: 07/08/2018 a 27/09/2018
Data de início: 07/08/2018
Data de término: 27/09/2018
Carga Horária  Teórica 56 horas
Carga horária Prática 60 horas de estágio em CEJUSCs
Datas: 07/08, 09/08, 14/08, 16/08, 28/08, 30/08, 04/09, 06/09, 11/09, 13/09, 18/09, 20/09, 25/09 e 27/09/2018.
 
Objetivos Gerais
O Curso de Capacitação de Mediadores Judiciais tem por objetivo geral transmitir informações e promover a reflexão sobre a Política Pública de tratamento adequado de solução de conflitos, bem como sobre a cultura da paz e os meios consensuais de solução de conflitos.
Específicos da Disciplina
Em especial, tem o presente curso transmitir informações e conhecimentos acerca negociação, conciliação e da mediação, além de desenvolver habilidades na área da comunicação, sendo esta o ponto essencial para a evolução do aluno que almeja ser um facilitador do diálogo, bem como de proporcionar, por meio de exercícios simulados, a vivência com a mediação e a conciliação no âmbito judicial e extrajudicial. Ao final da parte teórica, o aluno será encaminhado e supervisionado em seus estágios, nos CEJUSC’s ou em Câmaras Privadas devidamente habilitadas, somente no percentual de 20% nas Câmaras.
 
 
Ementa
Panorama histórico dos métodos consensuais de solução de conflitos. A Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de conflitos. Cultura da Paz e Métodos de Solução de Conflitos. Teoria da Comunicação / Teoria dos Jogos. Moderna Teoria do Conflito. Negociação. Conciliação. Mediação. Áreas de utilização da conciliação/mediação. Interdisciplinaridade da mediação. O papel do conciliador/mediador e sua relação com os envolvidos (ou agentes) na conciliação e na mediação. Ética de conciliadores e mediadores. Prática de conciliação e mediação judicial. 
Conteúdo Programático 
 
Etapa de Fundamentação
 
Aula 1 – 07/08/2018
 
I) Política Pública de Tratamento Adequado de Conflitos
Ministrado por Lígia Bisogni – 2 horas
Acesso à justiça, mudança de mentalidade, qualidade do serviço de conciliadores e mediadores. Estruturação - CNJ, Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cejusc. A audiência de conciliação e mediação do novo Código de Processo Civil. Capacitação e remuneração de conciliadores e mediadores.
 
II) Apresentação do Curso e dos Professores
Ministrado por Thaís Mariana Paladino – 2 horas
Explicação quanto ao conteúdo do curso referente às duas etapas (Fundamentação e Estágio Supervisionado), bem como aos requisitos necessários para conclusão e obtenção do certificado, além de explicação das atividades e datas para entrega dos trabalhos exigidos ao longo do curso.
 
 
Aula 2 – 09/08/2018
 
Cultura da Paz e Métodos de Solução de Conflitos
Ministrado por Juliana Polloni – 4 horas
Panorama nacional e internacional. Cultura da Paz. Autocomposição e Heterocomposição. Prisma de processos de resolução de disputas: negociação, conciliação, mediação, arbitragem, processo judicial e processos híbridos.
 
 
Aula 3 – 14/08/2018
 
Enfoque Normativo, Ético e Lei de Mediação
Ministrado por Beatriz Borges – 4 horas
 
a) Legislação brasileira sobre conciliação-mediação e Juizados Especiais. Resolução do CNJ. Provimento dos Tribunais. As mudanças trazidas com o Novo Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/2015) CNJ, Nupemec e CEJUSCs.
b) O terceiro facilitador: funções, postura, atribuições, limites de atuação, imparcialidade x neutralidade, ética, Código de Ética, remuneração e supervisão.
 
Aula 4 – 16/08/2018
 
Teoria da Comunicação
Ministrado por Juliana Polloni – 4 horas
Teoria da Comunicação. Axiomas da comunicação. Escuta ativa. Comunicação nas pautas de interação e no estudo do interrelacionamento humano: aspectos sociológicos (ilusórios/imaginários, paradigmas e preconceitos) e aspectos psicológicos (identidade, interesses, necessidades, interrelações e contrato psicossocial tácito; interrelações pessoais profissionais e sociais).
 
 
Aula 5 – 28/08/2018
 
Teoria dos Jogos, Teoria Geral dos Conflitos e Moderna Teoria do Conflito
Ministrado por Déborah Sundfeld – 4 horas
Conceitos e estruturas.
Aspectos objetivos e subjetivos.
Formas de resolução dos conflitos: adversariais e não adversariais.
 
 
Aula 6 – 30/08/2018
 
Escolas ou Modelos de Mediação
Ministrado por Thaís Mariana Paladino - 4 horas
I) As Escolas ou Modelos de Mediação: os diferentes modelos e suas ferramentas: avaliativo, facilitativo, transformativo e circular-narrativo.
II) Negociação: conceito: integração e distribuição do valor das negociações. Técnicas básicas de negociação (a barganha de posições; a separação de pessoas de problemas; concentração em interesses; desenvolvimento de opções de ganhos mútuos; critérios objetivos; melhor alternativa para acordos negociados), Técnicas intermediárias de negociação (estratégias de estabelecimento de rapport; transformação de adversários em parceiros; comunicação efetiva).
 
 
Aula 7 – 04/09/2018
 
Mediação e suas técnicas: abertura
Ministrado por Déborah Sundfeld – 4 horas
a) Conceito e filosofia. Mediação judicial e extrajudicial, prévia e incidental;
b) Etapas – Pré-mediação e Mediação propriamente dita (acolhida, declaração inicial das partes, planejamento, esclarecimentos de dúvidas dos mediandos).
 
 
Aula 8 – 06/09/2018
 
Mediação e suas técnicas: etapas e ferramentas
Ministrado por Beatriz Borges – 4 horas
a) Reunião de informações = Falas iniciais das partes e Escuta ativa
b) Identificação de questões, interesses e sentimentos = Resumo e Validação;
c) Esclarecimento da controvérsia e dos interesses, reconhecimento dos sentimentos = Perguntas para esclarecimento, discussão e controvérsias.
d) Resolução de questões – ferramentas: comediações, recontextualização, identificação das propostas implícitas, formas de perguntas, escuta ativa, produção de opção, acondicionamento das questões e interesses das partes, teste de realidade ou reflexão);
e) Registro de soluções encontradas = Confirmação de soluções e tese de realidade;
f) Encerramento da sessão = Empoderamento das partes e leitura do termo.
 
 
Aula 9 – 11/09/2018
 
Conciliação: Conceito Evolução e suas Técnicas
Ministrado por Thaís Paladino – 4 horas 
I) Conciliação
a) Conceito e Filosofia. Conciliação judicial e extrajudicial
b) Etapas
b)Técnicas
II) Elaboração de Termos de Acordo
Qualificação dos envolvidos, redação dos termos e cláusula penal.
 
 
Aula 10 – 13/09/2018
 
Áreas de Atuação da Conciliação e Mediação e Interdisciplinaridade 
Ministrado pela docente Silvana Dias – 4 horas
a) Áreas de Utilização da Conciliação/Mediação Empresarial, familiar, civil (consumeirista, trabalhista, previdenciária, etc.), penal e justiça restaurativa; o envolvimento com outras áreas do conhecimento.
b) Interdisciplinaridade da Mediação Conceitos das diferentes áreas do conhecimento que sustentam a prática: sociologia, psicologia, antropologia e direito.
c) O papel do Conciliador/Mediador e sua relação com os envolvidos (ou agentes) na conciliação e na mediação.
Os operadores do direito (o magistrado, o promotor, o advogado, o defensor público, etc) e a conciliação/mediação. Técnicas para estimular advogados a atuarem de forma eficiente na conciliação/mediação. Contornando as dificuldades: situações de desequilíbrio, descontrole emocional, embriaguez, desrespeito.
 
 
Aula 11 – 18/09/2018 
 
I) Orientações Estágio 
Ministrado por Thaís Paladino – 1 hora
Orientações iniciais para os simulados e preenchimento dos relatórios
 
II) Simulados - 3 horas
Ministrado em salas individuais por Beatriz Borges, Déborah Sundfeld e Thaís Paladino – 3 horas
Simulados de conciliação completa – preenchimento dos relatórios.
 
 
Aula 12 – 20/09/2018
 
Simulados
Ministrado em salas individuais por Beatriz Borges, Déborah Sundfeld e Thaís Paladino – 4 horas
Simulados de conciliação completa – preenchimento dos relatórios.
 
 
Aula 13 – 25/09/2018
 
Simulados
Ministrado em salas individuais por Beatriz Borges, Déborah Sundfeld e Thaís Paladino – 4 horas
Simulados de mediação completa – preenchimento dos relatórios.
 
 
Aula 14 – 27/09/2018
 
I) Simulados
Ministrado em salas individuais por Beatriz Borges, Déborah Sundfeld e Thaís Paladino – 2 horas
Simulados de mediação completa – preenchimento dos relatórios.
 
II) Orientações finais sobre o estágio
Ministrado por Thaís Paladino – 1 hora
Explicações finais e esclarecimentos de dúvidas para os estágios supervisionados.
Apresentação do plano de estágio, locais e formar de devolução dos relatórios preenchidos e feedbacks.
 
Prazo para o estágio 1 (um) ano, início em 08/10/2018.
 
Etapa Prática
Estágio Supervisionado
Os alunos terão a supervisão da docente Thaís Mariana Paladino, que, inicialmente, fornecerá informações sobre os relatórios de estágio, que será elaborado pela coordenação, durante a parte de fundamentação e, após o término desta, encontrará os alunos em reuniões mensais (a ser combinado um dia no mês com a turma) para orientações assistidas sobre os relatórios dos alunos, feedbacks e demais aporte aos alunos que se façam necessários, sendo essas reuniões realizadas na secretaria da ESA-Campinas ou em sala individual, dentro da própria sede da OAB Campinas.
O estágio terá duração de, no mínimo, 60 (sessenta) horas, e, no máximo, 100 (cem) horas, sendo que os alunos devem entregar relatórios nas três funções (observador, coconciliador/comediador; conciliador/mediador), cabendo a supervisora analisar os relatórios e orientar quanto aos pontos de melhorias cabíveis a cada aluno.
Ressalva-se que, caso ocorra aumento na carga horária mínima do curso, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça, durante a realização do curso, as adequações necessárias deverão ser feitas para que seja adequar as novas exigências.
Os estágios serão realizados no CEJUSC de Campinas e Região, mediante o envio, por meio do aluno, de Carta de Encaminhamento, na qual consta informações pessoais do ingressante na Etapa do Estágio Supervisionado, bem como informações pessoais sobre a supervisora e coordenadora do curso, caso haja necessidade de contato. Ademais, além das reuniões mensais, os alunos terão acesso a supervisora por meios eletrônicos (e-mail e whatsapp) a serem disponibilizados oportunamente. Por fim, além da elaboração do modelo de relatório a ser utilizado pelo aluno, também será elaborado um modelo de relatório de avaliação do aluno, enquanto estiver na função de estagiário, para que a supervisora possa ter conhecimento acerca de sua postura como observador, coconciliador/comediador e conciliador/mediador.
 
O relatório de estágio e controle será dividido em duas partes:
- Relatório e controle de observação (modelos anexos);
- Relatório e controle de coatuação/atuação (modelos anexos);
Ambos os relatórios devem ser preenchidos pelo aluno, porém, para validade, os relatórios de controle de horas devem conter, obrigatoriamente, a assinatura do aluno, do escrevente da sala em que foi realizada a sessão e assinatura do coordenador do setor, acrescida das demais informações exigidas na folha (hora de início e término; número do processo; pré processual / processual etc).
Sobre a entrega dos relatórios:
- A cada 10 (dez) horas de relatório, estes devem ser entregues à ESA-Campinas, mediante protocolo, para correção e feedback, devendo ao longo das 60 (sessenta) horas o aluno ter participado de, pelo menos 2 (dois), encontros mensais. Caso não sejam cumpridos esses requisitos, o aluno não terá suas horas corrigidas e, consequentemente, não será certificado.
Sobre dúvidas e feedbacks:
Os alunos podem esclarecer suas dúvidas por meio de e-mail e WhatsApp (a serem disponibilizados oportunamente), ou presencialmente nos encontros mensais.
Caso haja necessidade, para acompanhamento da supervisão do aluno, poderá ser observada a atuação deste, pela supervisora de estágio, ou realizada coatuação com o aluno e a supervisora, sendo esta situação feita no CEJUSC de Campinas/SP.
Avaliação do aluno estagiário:
Para conclusão da etapa de estágio será necessária de uma avaliação satisfatória, pelo CEJUSC em que o aluno realizou o estágio, quanto à postura e atuação do aluno, enquanto observador, coconciliador/comediador e conciliador/mediador.
 
 
 
 
Metodologia: 
As aulas serão todas presenciais, interativas e expositivas sendo permitido o uso de material audiovisual, a critério de cada professor, sendo permitido também dinâmicas individuais, em duplas e coletivas, sob a concordância e orientação pedagógica da coordenação, para que os discentes iniciem uma vivência entre a teoria e prática. Além disso, serão realizados estudos de casos e simulados de audiências de conciliação e mediação, por meio dos quais todos os alunos terão a oportunidade de vivenciar o papel dos facilitadores, estados supervisionados por docentes.
Todo esse contexto é possível em razão de existir no prédio salas individuais, com mesas ovais, que permitem acomodar adequadamente os alunos para a sessão simulada. Ademais, o local possui dois auditórios, que comportam mais de 30 (trinta) pessoas cada, nos quais as cadeiras são fixas, mas possuem braços com carteiras, pontos de energia elétrica para uso de computadores por parte dos alunos, bem como mesa de apoio ao professor, projetor, sistema de áudio, microfones e flip-chart que auxilia os docentes na exposição do conteúdo.
Ao longo do curso, como meio de fixação do conteúdo, os alunos terão trabalhos acerca da temática abordada em sala de aula, como: elaboração de uma declaração de abertura; identificação de posição, interesses, questões e sentimentos; elaboração de um resumo contido na fase de reunião de informações; observação de um vídeo simulado de mediação e apontamento das ferramentas utilizadas pelo mediador; e preenchimento de um relatório de observação de mediação simulada.
Importante salientar que o corpo docente terá o apoio da secretaria da ESA-Campinas para auxilio e impressão de materiais extras que serão utilizados em sala de aula, bem como suporte técnico no que diz respeito ao som, iluminação e projetor, utilizados em sala de aula, e, além do contato direto, pessoal, via e-mail e whatsapp com a coordenação do curso para auxiliar no que for necessário.
Por outro lado, durante o curso e ao longo do estágio supervisionado, os alunos terão acesso à coordenação e à supervisora de estágio por meios eletrônicos (e-mail e whastapp), bem como presencialmente.
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Recursos Institucionais e audiovisuais: 
a) Microfone;
b) Projetor; 
c) Caixas de som
d) Flip Chart;
e) Notebook;
f) Auditório para aula conjunta e salas individuais para simulados.
 
                      
Critérios e Instrumentos de Avaliação
a) Assiduidade nas aulas;
b) Trabalhos individuais e coletivos;
c) Debates;
d) Participação nas dinâmicas e nos simulados;
e) Apresentação de Relatórios.
 
                   
Bibliografia Básica
 
BERNI, Duilio de Avila; FERNANDEZ, Brena Paula M. Teoria dos Jogos: crenças, desejos, escolhas. Editora Saraiva, 2014.
BRASIL. Congresso Nacional. Código de Processo Civil - Lei. 13.105/2015, de 16 de março de 2015.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Mediação - Lei n.13.140/2015, de 26 de junho de 2015.
BRASIL, Conselho Nacional de Justiça. Manual de Mediação Judicial.
BRASIL, Conselho Nacional de Justiça. Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça.
BRIQUET, Enia Cecilia. Manual de Mediação: Teoria e Prática na Formação do Mediador. Ed. Vozes, Porto Alegre, 2016.
CALMON, Petronio. Fundamentos da Mediação e da Conciliação. 2ª ed. Brasília, 2015. Gazeta Jurídica.
CATÃO, Ana Lúcia. Mediação no Judiciário: Desafios e reflexões sobre uma experiência. Forense Jurídica, 2012.
FISCHER, Roger; URY, William; PATTON, Bruce. Como chegar ao Sim: a negociação de acordos sem concessões. Imago: 2014.
ROSERMBERG, Marshall B. Comunicação não-violenta. Técnicas para aprimorar relacionamentos. Editora Ágora, 2006.
SPENGLER, Fabiana Marion; e SPENGLER NETO, Theobaldo. A Resolução nº 125 do CNJ e o papel do terceiro Conciliador e Mediador na sua Efetivação, Curitiba, Editora Multideia, 2013.
STONE, Douglas; PATTON, Bruce; HEEN, Sheila. Conversas Difíceis. Elsevier-Campus, 2011.
TARTUCE, Fernanda. Mediação nos Conflitos Civis. Editora Método, ed. 4ª. 2017.
VASCONCELOS, Carlos Eduardo de. Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas. 4 ed. rev., atual. e ampl. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.
 
Bibliografia Complementar
 
CAPELLETTI, Mauro. Acesso à Justiça. Tradução: Ellen G. Northfleet. Porto Alegre: Ed. Fabris: 1988.
CATÃO, Ana Lucia (org.). Mediação no Judiciário: Desafios e reflexões sobre uma experiência. Rio de Janeiro: Ed. Forense, 2012.
FIANI, Ronaldo. Teoria dos Jogos: Para Cursos de Administração e Economia. Editora Elsevier, ed.4ª, 2015.
Guia Prático de Funcionamento dos Cejusc - versão eletrônica.
https://api.tjsp.jus.br/Handlers/Handler/FileFetch.ashx?codigo=51807
Manual de Justiça Restaurativa - versão eletrônica
http://www.cnj.jus.br/files/conteudo/arquivo/ 2016/08/4d6370b2cd6b7ee42814ec39946f9b67.pdf
MOORE, Christopher. O Processo de Mediação. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1998.
URY, Willian. Como chegar ao sim com você mesmo: o primeiro passo em qualquer negociação conflito ou conversa difícil. Rio de Janeiro, Sextante, 2015.
WEIL,Pierre; e TOMPAKOW, Roland. O Corpo Fala. Editora Vozes. ed. 73. 2013.
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Mini Currículo do Corpo Docente
 
- Desembargadora Dra. Lígia Cristina de Araújo Bisogni
Desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo, integrante da 14ª Câmara de Direito; e foi integrante da 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial até maio de 2014. Integrante da Diretoria do Grupo de Apoio ao Direito Privado (GAPRI) e da “Comissão de Juristas”, criada pelo Senado, para desburocratizar a administração pública, desde agosto de 2015. Membro da Academia Paulista de Magistrados e integrante do corpo docente da Escola Paulista de Magistratura. Mediadora certificada pela Universidade Sherbrooke, Montreal Canadá (conclusão do Programa de Treinamento para Juízes Brasileiros, realizado em fevereiro de 2009, no Canadá). Ex-Professora de Direito Processual Civil da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, no período de 1984 até 2008. Advogou durante 27 (vinte e sete) anos, período que ocupou Comissões e Diretoria da OAB, Subsecção – Campinas/SP. Exerceu a Coordenadoria Regional da Escola Superior da Advocacia. Graduada e Pós Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
 
Déborah Baptistella Sundfeld
Advogada. Mediadora Privada. Conciliadora e Mediadora Judicial, atuante no CEJUSC (Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania) de Campinas, nomeada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, no TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região e Mediadora convidada do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de Campinas. Professora e Tutora da EPM - Escola Paulista da Magistratura de São Paulo - dos Cursos de Formação de Mediadores e Conciliadores. Professora em Cursos Jurídicos Preparatórios na disciplina de Conciliação e Mediação. Instrutora Formada de Mediadores Judiciais, certificada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), de acordo com a Resolução 125/2010. Capacitada em Mediação Transformativa pelo “Institute for the Study of Conflict Transformation”. Pós-Graduanda em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos, pela Escola Paulista da Magistratura - EPM. Pós Graduada pela Faculdade de Direito Prof. Damásio De Jesus – Aperfeiçoamento em Direito Público e Privado. Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Paulista de Campinas – UNIP. Membro da Comissão de Estudos de Mediação da OAB/Campinas.
 
Geralda Beatriz Dorigatti Borges
Advogada. Mediadora Privada e Advogada na Mediação certificada e integrante da lista dos mediadores do Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos - ICFML e dos mediadores do IMI – International Mediation Institute. Conciliadora e Mediadora Judicial, atuante no CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) de Campinas, nomeada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Sócia da Convenire - Centro de Prevenção e Solução de Conflitos. Instrutora Formada de Mediadores Judiciais, certificada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), de acordo com a Resolução 125/2010. Professora em Cursos Jurídicos Preparatórios na disciplina de Conciliação e Mediação. Mestranda em Mediação de Conflitos pelo IFE/AAMI de Buenos Aires e Mestranda em Direito Empresarial com ênfase em Métodos Adequados de Solução de Conflitos pela ESEADE – Instituto Universitário de Buenos Aires. Pós-Graduanda em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos, pela Escola Paulista da Magistratura – EPM. Pós-Graduada em Direito Penal Econômico pela EDB/
FECAP. Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdades Integradas Metropolitana de Campinas/Veres-IBTA. Palestrante sobre Métodos Apropriados de Solução de Controvérsias. Membro da Comissão de Estudos de Mediação da OAB/Campinas.
 
Juliana Maria Polloni Barros dos Santos
Advogada. Mediadora Privada e Judicial, atuante no CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) de São Paulo, nomeada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Instrutora Formada das Oficinas de Pais e Filhos e Instrutora Formada de Mediadores Judiciais, certificada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), de acordo com a Resolução 125/2010. Sócia do ConversAções, Instituto de Mediação de Conflitos e Facilitação de Diálogos, filiado ao FONAME. Docente nos cursos de Mediação de Conflitos e Facilitação de Diálogos do ConversAções. Docente do curso de Pós Graduação em Serviço Social – Políticas Públicas da UNIFEB. Foi docente no Centro Universitário “Barão de Mauá” (2002 a 2012) onde, dentre outras atribuições, coordenou o Escritório Experimental de Prática Jurídica. Doutora em Serviço Social na UNESP em Franca. Mestre em Direito pela UNAERP. Graduada em Direito pela UNESP-Franca. Membro associado ao Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).
 
Silvana Dias
Advogada e especialista em contratos. Mediadora Judicial e Conciliadora atuante no CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) de São Paulo, nomeada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Mediadora Privada, certificada pelo Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos - ICFML. Sócia Diretora da SD Mediar Solução de Conflitos. Instrutora Formada das Oficinas de Pais e Filhos e Instrutora em Formação em Mediação Judicial e Supervisora em Mediação e Conciliação, certificada pelo Conselho Nacional de Justiça (Conselho Nacional de Justiça). Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-Graduada em Direito Contratual e Pós-Graduada em Mediação: Intervenções Sistêmicas para Resolução de Conflitos em Diferentes Contextos pela PUC/COGEAE. Extensão em Direito Imobiliário pela FMU e Mediação Familiar pela EPM/TJSP. Mediação Organizacional - APEP/Algi Mediação. Mediação de Família pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Capacitada em Mediação pelo Centro Mediarás-Argentina. Capacitada em Justiça Restaurativa pela EPM/TJSP. Mediadora e Conciliadora Social pela PUC/COGEAE. Capacitada em Práticas Colaborativas Cível, Empresarial e Família pelo IBPC. Capacitada em Mediação Comunitária pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação - ENAM, em parceria entre o Ministério da Justiça e a Rede Nacional de Mediação Comunitária. Capacitada em Resolução de Conflitos para Representantes de Empresas pela - Escola Nacional de Mediação e Conciliação - ENAM. Prepostos em Mediação e Conciliação - Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Membro Efetiva da Comissão Especial de Mediação OAB SP; da Comissão Especial de Direito Condominial OAB SP. Membro da Comissão de Mediação OAB Jabaquara-Saúde e do Comitê Gestor do Projeto OAB leva Mediação até você - OAB Jabaquara-Saúde. Membro Efetiva da Comissão de Arbitragem OAB Jabaquara-Saúde (2014 a 2016); Membro do Grupo de Estudos de Mediação Empresarial - GEMEP/CBAr; Membro do Fórum Nacional de Mediação - FONAME; Membro do Grupo de Estudos de Práticas Colaborativas São Paulo. Professora e palestrante. Coautora do livro "Mediação de Conflitos: a Emergência de um Novo Paradigma”.
 
Thaís Mariana Paladino
Advogada. Mediadora Privada e Advogada na Mediação certificada e integrante da lista de mediadores do Instituto de Certificação e Formação de Mediadores de Lusófonos - ICFML. Conciliadora e Mediadora Judicial, atuante no CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) de Campinas, nomeada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Instrutora, em formação, das Oficinas de Pais e Filhos e Instrutora Formada de Mediadores Judiciais, certificada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), de acordo com a Resolução 125/2010. Professora em Cursos Jurídicos Preparatórios na disciplina de Conciliação e Mediação. Mestranda em Mediação de Conflitos pelo IFE/AAMI de Buenos Aires e Mestranda em Direito Empresarial com ênfase em Métodos Adequados de Solução de Conflitos pela ESEADE – Instituto Universitário de Buenos Aires. Pós Graduanda em Métodos Alternativos de Solução e Conflitos pela Escola Paulista da Magistratura - EPM. Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Letras - Português e Inglês – e Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCC. Palestrante sobre Métodos Apropriados de Solução de Controvérsias.
 
 

Valor do
Semestre

R$750,00

Opções de Pagamento

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2x de R$375,00 S/juros

3x de R$250,00 S/juros

4x de R$187,50 S/juros

Pagamento Presencial

À vista R$750,00

ANUIDADE DE VOLTA

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CAMPINAS
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Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

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